Depois de mais de um ano de interregno, o OriJovem regressou para a sua 30ª edição. Foi nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2024, no concelho de Avis, com a participação de 30 jovens de idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, oriundos de 8 clubes e 1 escola: ADM Ori Mondego, ADRAAVIS, Amigos da Montanha, CAOS, CLAC, COC, Palmela Desporto, Saca Trilhos e AE Braga Oeste.
A organização esteve a cargo da Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis, em articulação com a Federação Portuguesa de Orientação, e contando com o apoio do Município de Avis; das Juntas de Freguesia de Benavila e Valongo, Ervedal e Avis; do Agrupamento de Escolas de Avis; da Fundação Abreu Callado e do Restaurante Clube Náutico.
Segundo Ana Velez e Jorge Nunes, da ADRAAVIS, “o desafio foi lançado pela FPO, na pessoa de Teresa Alves, tendo sido originalmente planeado para ter lugar no período de interrupção letiva do Natal. Dadas as condições atmosféricas adversas e o escasso número de inscrições, e face aos recursos e logística despendidos pela organização, acabou por ser adiado para a interrupção letiva da Páscoa.”
Dia 1 (3 abril)
No primeiro dia os jovens orientistas começaram com alguns jogos de acolhimento e apresentação com o objetivo de “quebra-gelo”, seguido de um exercício de treino semi-urbano nos terrenos da Escola Profissional Abreu Callado, onde se encontra a estrutura de acolhimento do Agrupamento de Escolas de Avis.
Após o jantar, os jovens realizaram um conjunto de atividades indoor:
- Labirinto de competição de duplas, em espelho;
- Jogos de Relevo, Cartografia e Simbologia de Mapa com recurso a material manipulável (areia cinética, maquetes e correspondência de imagens de perfis e curvas de nível).
O dia terminou com um momento de convívio e partilha em grupo.
Dia 2 (4 abril)
O segundo dia teve início no campo alentejano, agora verde e florido. No mapa do Arieiro as atividades integraram exercícios de vários níveis de dificuldade, do percurso com referências lineares ao corredor, passando pelo mapa apenas com elementos de relevo e rochosos.
Tempo houve ainda para percursos em labirinto, atividades no plano aquático da Albufeira do Maranhão e conversa sobre os Princípios do Fair Play.
O dia terminou com percursos de Sprint noturno, o desafio sempre mágico para os mais experientes e a superação do medo e ganho de confiança para os estreantes, bem como os mais temerosos.
Dia 3 (5 abril)
O evento terminou com mais um dia pleno de atividades em que, após visita guiada ao Museu do Campo Alentejano e ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis, a atenção dos jovens atletas focou-se num treino de Sprint, no formato memória, com vários níveis de dificuldade, no centro histórico de Avis.
Em jeito de ode à dinâmica de grupo, nada melhor do que uma prova de Estafetas, desta feita com equipas constituídas por 2 elementos, com níveis de experiência distintos, em que cada um fez dois percursos alternados. O espírito de camaradagem já criado entre os participantes e a participação entusiasta falaram por si, fazendo do momento uma verdadeira animação!!
Espírito de equipa
Conseguiu-se criar um espírito de Equipa, cooperação e interajuda que se espelhou numa situação divertida e pedagógica onde, após a estafeta urbana, um dos jovens mais experientes (as equipas foram constituídas heterogeneamente, com base em critérios de experiência e conhecimentos) levou um iniciante a rever o percurso, para que este pudesse explorar, aprimorar a navegação e minimizar erros na marcação dos pontos de controlo.
A importância do OriJovem na formação dos jovens
Para Ana Velez e Jorge Nunes, “o OriJovem tem como objetivos maiores o proporcionar momentos lúdico-pedagógicos de aprendizagem de técnicas e táticas de Orientação, em paralelo com a formação pessoal e social das nossas crianças e jovens num sentido de interajuda, cooperação, amizade, ética e fair play.”
“Juntos somos mais fortes”
Ainda segundo os responsáveis da ADRAAAvis, “como pequeno clube, com dois treinadores estagiários, contámos com a ajuda de quem mais sabe para melhorar e criar exercícios, a quem agradecemos de coração. Reforçámos as nossas aprendizagens, tendo adquirido mais ferramentas e ganho mais autonomia, o que tem sido uma motivação constante da equipa que constitui a ADRAAAvis.”
Experiências como as obtidas na organização deste OriJovem, permitem aos elementos de um clube “apostar nos saberes partilhados e na troca de experiências com elementos de outros clubes, tendo sempre presente que há sempre algo mais a aprender e que juntos seremos sempre mais fortes.”
Organização e apoios
ADR Amigos do Atletismo de Avis | Federação Portuguesa de Orientação | IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Programa e informações
Informação pormenorizada e programa.
Historial dos OriJovens
Para conhecer o historial dos OriJovens, visite a página dedicada aos OriJovens de Orientação Pedestre.
Agradecimento
O orientacao.pt agradece à Ana Velez e ao Jorge Nunes da ADR Amigos do Atletismo de Avis pela disponibilidade demonstrada para a escrita deste artigo e pela cedência das fotografias utilizadas.