Os supervisores são os ‘árbitros’ da Orientação. Um supervisor depende diretamente do Conselho de Supervisores da FPO e é o representante da FPO junto da organização da prova, competindo-lhe garantir o cumprimento dos regulamentos e a justiça da competição. Todas as competições de Orientação organizadas sob a responsabilidade da FPO são controladas por um Supervisor.

Regulamentação

As responsabilidades do Supervisor estão enquadradas pelo Regulamento de Arbitragem da FPO. Segundo este regulamento as principais tarefas do Supervisor são:

  • Aconselhar a organização e servir de interlocutor entre a FPO e a organização, transmitindo informação nos dois sentidos;
  • Discutir os problemas e propor soluções tanto com a organização como com o Departamento de Competição da FPO;
  • Supervisionar a prova, identificando os pontos fracos e situações de risco e levá-los à apreciação da organização;
  • Explicar os regulamentos e as diretrizes aprovadas pela FPO/IOF;
  • Presidir ao Júri Técnico;
  • Representar oficialmente o Conselho de Arbitragem na ausência dos seus elementos.

Formação

A FPO organiza ações de Formação para supervisores, sendo estas ações específicas para cada disciplina da Orientação (Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação de Precisão e Ori-Trail Rogaine).

São também organizadas, consoante a necessidade, ações de formação de Supervisores de nível Internacional, sendo uma exigência da IOF para supervisores de provas de nível internacional.

Os Clinics de Supervisores, são uma formação continua destinada a Supervisores, com vista à manutenção da licença de Supervisor, onde são abordados casos práticos decorrentes da época desportiva e aprimorados critérios de supervisão.