A pessoa responsável pelo planeamento dos percursos de Orientação deve conseguir avaliar um bom percurso, a partir da sua experiência pessoal. Deve também conhecer detalhadamente a teoria do traçado de percursos e ter em consideração os requisitos para os diferentes escalões e tipos de competição.
Responsabilidades
O traçador de percursos deve ser capaz de avaliar no terreno os vários fatores que podem afetar a competição, tais como as condições do terreno, a qualidade do mapa, a eventual presença de orientistas e espectadores, etc.
O traçador é responsável pelos percursos e pelo decorrer da competição entre o local de partida e o de chegada. O seu trabalho deve ser verificado pelo supervisor, de forma a minimizar as possibilidades de erro que poderão ter graves consequências no decorrer da prova.
O traçador de percursos deve estar completamente familiarizado com o terreno, antes de decidir utilizar qualquer área para o percurso.
Formação
A FPO organiza Cursos de Formação de Traçadores de Percursos de Nível 1 (regional) e nível 2 (nacional), e específicas por disciplina da Orientação.
Organiza também Clinics de Traçadores, que é uma formação continua com vista à manutenção e revalidação de conhecimentos, onde são abordados casos práticos, decorrentes da época desportiva, e aprimorados critérios.