Para começar temos um ponto de controlo fácil. As posições das balizas podem ser localizadas com precisão sem dificuldade. A ruína é grande o suficiente para ser desenhada à escala e o centro do círculo está na posição da baliza em relação ao elemento (ruína), conforme descrito na coluna G da sinalética.

A orientação do mapa para identificar o canto correto pode ser feita através dos elementos no mapa e/ou através da utilização da bússola.

Assim, a resposta correta é a baliza B que está no canto sudeste (fora) da ruína. A baliza A está na ruína, mas no seu canto sudoeste.

Solução: Baliza B.

Comentário

Quando uma descrição de direção é fornecida para parte, lado, base ou bordo, em relação ao centro do elemento, a baliza correta deve ser posicionada exatamente na direção (ponto cardeal) descrita, desde que o elemento tenha uma forma razoavelmente suave (sem cantos ou ângulos). Se a colocação da baliza for limitada pela forma do elemento, como no exemplo acima, a direção mais aproximada é dada na coluna G. Se estiver a meio caminho entre duas direções adjacentes (por exemplo, sul e sudoeste), qualquer uma delas é aceitável.


Todos os pontos do percurso virtual

Clique nos links “PONTO #…” para ir para a página com a descrição completa, imagens, soluções e comentários sobre cada ponto de controlo.

O percurso virtual pode também ser feito de forma simplificada, utilizando apenas as imagens na tabela abaixo (clique nas imagens para as ampliar).

Ponto de controloSinaléticaMapaFotografiaSolução
PONTO #1
PONTO #2
PONTO #3
PONTO #4
PONTO #5
PONTO #6
PONTO #7
PONTO #8
PONTO #9
PONTO #10
PONTO #11
PONTO #12
PONTO #13

Regressar à página principal do Percurso Virtual.