Este percurso virtual começa a ficar mais técnico a partir deste ponto. Um praticante de Orientação Pedestre deverá estar familiarizado com o facto de algumas falésias estarem marcadas no mapa e outras não. O mínimo de altura recomendado pela IOF para que uma falésia esteja representada num é 1 metro. Isto significa que uma falésia de altura variável só é cartografada onde a sua altura excede 1 metro, o que faz com que essa falésia apareça mais longa no terreno do que no mapa. Isto normalmente é de pouca relevância na orientação pedestre, mas pode ser muito importante na Orientação de Precisão.

Considere o exemplo na fotografia. A sinalética do ponto de controlo não possui informações na Coluna G sobre a posição da baliza, o que significa que a sua localização será na base da falésia no ponto médio do seu comprimento no mapa. À primeira vista, isso parece ser representado pela baliza B.

No entanto, usando a dimensão das balizas como guia (quadrado de 30 cm), percebe-se que a baliza da direita marca o ponto onde a altura da face da rocha cai abaixo de 1 metro. O ponto médio entre esta e a extremidade esquerda (que tem mais de 1 metro) é a baliza A.

Solução: Baliza A.


Todos os pontos do percurso virtual

Clique nos links “PONTO #…” para ir para a página com a descrição completa, imagens, soluções e comentários sobre cada ponto de controlo.

O percurso virtual pode também ser feito de forma simplificada, utilizando apenas as imagens na tabela abaixo (clique nas imagens para as ampliar).

Ponto de controloSinaléticaMapaFotografiaSolução
PONTO #1
PONTO #2
PONTO #3
PONTO #4
PONTO #5
PONTO #6
PONTO #7
PONTO #8
PONTO #9
PONTO #10
PONTO #11
PONTO #12
PONTO #13

Regressar à página principal do Percurso Virtual.