Este ponto de controlo ilustra o princípio dos pontos de observação secundários. A fotografia de cima, tirada do ponto de decisão, mostra que todas as balizas estão colocadas no fosso mais longo. Não é possível ver o fosso mais curto.

Neste caso, é essencial encontrar outro ponto de observação de onde o fosso mais curto possa ser visto. Esta posição de observação é chamada de ponto de observação secundário. O caminho ao sul do controlo não é proibido (não há barra magenta marcada sobre o caminho no mapa). Assim, é possível a deslocação ao longo deste caminho para se observar ao longo do fosso mais curto e confirmar que uma das balizas está no entroncamento de fossos.

Se a visibilidade o permitir, o orientista deverá manter contacto visual com a baliza correta enquanto regressa ao ponto de decisão. Se isso não for possível, deverão ser utilizados como referência elementos distintos no terreno perto da baliza.

Solução: Baliza C

Comentários

Atenção aos erros de paralaxe! Ao passar de uma posição de observação secundária para o ponto de decisão, a ordem das balizas da esquerda para a direita pode mudar. No exemplo acima, a baliza mais distante é o baliza B quando vista do ponto de decisão, mas seria considerada como baliza A no ponto de observação secundário. Neste caso, a baliza C é a mesma em ambas as posições.


Todos os pontos do percurso virtual

Clique nos links “PONTO #…” para ir para a página com a descrição completa, imagens, soluções e comentários sobre cada ponto de controlo.

O percurso virtual pode também ser feito de forma simplificada, utilizando apenas as imagens na tabela abaixo (clique nas imagens para as ampliar).

Ponto de controloSinaléticaMapaFotografiaSolução
PONTO #1
PONTO #2
PONTO #3
PONTO #4
PONTO #5
PONTO #6
PONTO #7
PONTO #8
PONTO #9
PONTO #10
PONTO #11
PONTO #12
PONTO #13

Regressar à página principal do Percurso Virtual.