As maquetas permitem a utilização de objetos relativamente pequenos para representar um dado terreno. Neste domínio é possível realizar diversos jogos com vista a desenvolver diversas habilidades de Orientação junto das crianças.
Idades: a partir dos 6 anos.
Materiais: Objetos (casas, árvores, pedras, etc.) em miniatura; Caixa ou mesa para representar o espaço do mapa.
Objetivo: Orientação espacial, relação entre os objetos, capacidade de representação espacial, conhecer a simbologia de Orientação.
Descrição
Dar à criança um mapa onde estão representados objetos de dimensões e formas variadas, com uma determinada configuração. A criança vai colocar os objetos num espaço (caixa) delimitado, de acordo com o mapa, ou seja na mesma posição e relacionados corretamente uns com os outros.
Têm que determinar a orientação espacial dos objetos, relacionar as distâncias, orientar o mapa ao início e colocar os objetos relacionados uns com os outros, como indica o mapa. O mapa contém a simbologia da Orientação e possui uma legenda reduzida a identificar apenas os símbolos utilizados nesse mapa.
Variantes
1. Dispor os objetos num espaço limitado. As crianças desenham em primeiro lugar o espaço em que se encontram os objetos (mesa, retângulo, quadrado…) e em seguida desenham os objetos de acordo com a posição que eles ocupam. De acordo com a idade pode ser utilizada uma maior variedade de objetos. A utilização de objetos que se podem encontrar em mapas de Orientação tem como principal objetivo a utilização da simbologia própria da modalidade ao desenhá-los. No entanto na ausência destes podem utilizar-se materiais escolares e outros objetos com tamanho e forma variáveis.
2. Com uma maqueta montada, possuindo diversos objetos posicionados entre si, são dados à criança diversos mapas. O objetivo é escolher o mapa que corresponde à maqueta apresentada. Em idades mais baixas devem ser usados menos objetos e os mapas não devem causar dúvidas na escolha. A dificuldade pode ser aumentada, fazendo os mapas com diferenças mínimas entre eles.
3. Diz-se à criança quantos e quais os objetos que tem disponíveis. Exemplo: 3 casas, 2 árvores, 1 poço e 3 pedras. Numa folha, a criança desenha a totalidade desses objetos na posição que entender. Deve inicialmente delimitar o espaço no qual vai desenhar os objetos, que terá a mesma forma do espaço onde os irá colocar. Após feito o desenho, a criança coloca os objetos de acordo como seu desenho/mapa.