Idades: a partir dos 8 anos

Materiais: Mapas e pinos ou cartões coloridos.

Objetivos

  • Aprender a manter o mapa orientado com os pontos de referência (pinos e cores respetivas);
  • Compreender que o mapa se mantém sempre orientado, como se estivesse preso ao chão, e é o praticante que se movimenta e roda quando necessário;
  • Desenvolver a técnica do polegar acompanhando o trajeto e indicando o pino onde se encontram, em cada momento;
  • Desenvolver a perceção do representado (mapa) em relação ao real (pinos)
  • Fazer processos de relocalização quando se perdem na leitura do mapa durante o decorrer do trajeto.

Estratégias

Estes exercícios de iniciação simples de implementar (se não houver pinos, ou cones, podemos recorrer a cartões, ou cartolinas, coloridos) são uma boa abordagem à orientação e ao aperfeiçoamento de técnicas e táticas.

O grau de dificuldade e exigência podem ir aumentando acompanhando a evolução da criança, ou adulto.

Como incrementar o desafio:

  • Aumentar a dificuldade dos trajetos com cruzamentos de linhas e/ou aumentando os pontos de controlo;
  • Dimensionar o jogo com mais linhas e colunas de pinos;
  • Intercalar cores de pinos;
  • Vários jogos com o mesmo mapa e implementação, onde vários participantes partem em simultâneo e competem entre si;
  • Fazer os trajetos por memorização prévia;

Atenção que as cores representadas no mapa deverão corresponder às dos objetos (pinos) reais colocados no terreno de jogo.

Mapas (exemplos)

Agradecimento: Ana Velez (ADRAA Avis)