As provas de Sprint divergem em vários aspetos das mais longas e tradicionais formas de Orientação Pedestre. Enquanto as provas de Orientação tradicionais são organizadas normalmente em zonas de floresta, as provas de Sprint organizam-se normalmente em terreno urbano e parques.

Esta expansão do clássico terreno de floresta para zonas urbanas e parques apresenta novos desafios à cartografia de Orientação. A Especificação Internacional para Mapas de Orientação (ISOM 2017-2) já contém símbolos que formam a base para a representação dessas zonas. No entanto, para assegurar competições justas de Sprint, esse conjunto de símbolos necessitou de uma revisão e extensão de forma a melhor incorporar as referidas zonas de parque e urbanas.

Existe um conjunto de razões para que a representação cartográfica do terreno para provas de Sprint necessite de uma abordagem diferente da utilizada para a representação do terreno de floresta clássico:

  • Maior número de obstáculos que afetam a escolha de trajetos em parques e terrenos urbanos, como muros intransponíveis, áreas com acesso proibido ou estruturas com diversos níveis;
  • Quantidade de detalhes em terreno urbano, particularmente no centro de cidades antigas, geralmente muito superior ao dos terrenos de floresta.

Na criação da especificação para mapas de Sprint, teve-se em consideração não apenas os novos tipos de terreno, mas também a finalidade do mapa. O formato dos mapas para estas provas foi definido originalmente pela IOF da seguinte forma:

As provas de Sprint são rápidas, com maior visibilidade e mais fáceis de acompanhar. São provas em parques, ruas e florestas onde seja possível a corrida a alta velocidade. O tempo do vencedor, tanto masculino como feminino deverá ser entre 12 e 15 minutos, de preferência na zona inferior do intervalo.

Assim, derivado das referidas restrições e obrigatoriedades, foi criada a especificação de mapas International Specification for Sprint Orienteering Maps (originalmente ISSOM, agora ISSprOM) própria para mapas de Sprint, com alguns princípios que, em certas situações, se afastam significativamente dos definidos no ISOM.