A simbologia utilizada nos mapas de Orientação está definida nas diversas especificações de mapas de Orientação da IOF:
É importante não confundir a simbologia dos mapas com a sinalética que descreve os pontos de controlo, embora exista correspondência entre muitos dos símbolos utilizados no mapa e os utilizados na sinalética.
Categorias de classificação dos elementos
Os elementos do mapa estão classificados em sete categorias:
- Relevo;
- Terreno rochoso e pedras;
- Água e pântanos;
- Vegetação;
- Elementos construídos;
- Símbolos técnicos;
- Símbolos para o traçado de percursos.
Relevo (castanho)
A forma do terreno é representada a castanho por curvas de nível detalhadas e por alguns símbolos especiais para representar cotas, depressões, etc. O relevo é complementado a preto com os símbolos para rochas e falésias.
Terreno rochoso e pedras (preto e cinzento)
A inclusão das rochas é útil para avaliar perigos e velocidades de progressão. Fornece também elementos para uma melhor leitura do mapa e para pontos de controlo. As rochas e pedras são representadas a preto para se distinguirem de outros elementos de relevo.
Água e pântanos (azul)
Este grupo inclui zonas aquáticas e tipos especiais de terreno criados pela presença de água (pântanos). A classificação é importante visto que indica o grau de dificuldade que se apresenta perante o orientista e fornece elementos (poços, nascentes e outros) para a leitura do mapa e para pontos de controlo.
Vegetação (verde e amarelo)
A representação da vegetação é importante para o orientista porque indica a velocidade de progressão e a visibilidade, fornecendo também elementos (árvores, troncos, etc) para a leitura do mapa.
Elementos construídos (preto)
A rede de caminhos fornece informação importante ao orientista e a sua classificação deve ser facilmente reconhecível no mapa. É particularmente importante a classificação de trilhos menores. Deve ser considerada não apenas a largura mas também a visibilidade do caminho para o orientista.
Outros elementos construídos (casas, vedações, etc), são também importantes tanto para a leitura do mapa como para a colocação de pontos de controlo.
Símbolos técnicos (preto e azul)
Linhas de norte, miras de acerto, altitudes.
Símbolos dos percursos (magenta)
Conjunto de símbolos utilizados para a representação do percurso no mapa. Inclui símbolos para partida, chegada, ponto de controlo, etc.