A simbologia utilizada nos mapas de Orientação está definida nas diversas especificações de mapas de Orientação da IOF:

AbreviaturaNome originalDisciplinas
ISOMInternational Specification for Orienteering MapsOrientação Pedestre,
Orientação de Precisão
ISSprOMInternational Specification for Sprint Orienteering MapsOrientação Pedestre,
Orientação de Precisão
ISMTBOMInternational Specification for Mountain Bike Orienteering MapsOrientação em BTT
ISSkiOMInternational Specification for Ski Orienteering MapsOrientação em Esqui

É importante não confundir a simbologia dos mapas com a sinalética que descreve os pontos de controlo, embora exista correspondência entre muitos dos símbolos utilizados no mapa e os utilizados na sinalética.

Categorias de classificação dos elementos

Os elementos do mapa estão classificados em sete categorias:

Relevo (castanho)

A forma do terreno é representada a castanho por curvas de nível detalhadas e por alguns símbolos especiais para representar cotas, depressões, etc. O relevo é complementado a preto com os símbolos para rochas e falésias.

Terreno rochoso e pedras (preto e cinzento)

A inclusão das rochas é útil para avaliar perigos e velocidades de progressão. Fornece também elementos para uma melhor leitura do mapa e para pontos de controlo. As rochas e pedras são representadas a preto para se distinguirem de outros elementos de relevo.

Água e pântanos (azul)

Este grupo inclui zonas aquáticas e tipos especiais de terreno criados pela presença de água (pântanos). A classificação é importante visto que indica o grau de dificuldade que se apresenta perante o orientista e fornece elementos (poços, nascentes e outros) para a leitura do mapa e para pontos de controlo.

Vegetação (verde e amarelo)

A representação da vegetação é importante para o orientista porque indica a velocidade de progressão e a visibilidade, fornecendo também elementos (árvores, troncos, etc) para a leitura do mapa.

Elementos construídos (preto)

A rede de caminhos fornece informação importante ao orientista e a sua classificação deve ser facilmente reconhecível no mapa. É particularmente importante a classificação de trilhos menores. Deve ser considerada não apenas a largura mas também a visibilidade do caminho para o orientista.

Outros elementos construídos (casas, vedações, etc), são também importantes tanto para a leitura do mapa como para a colocação de pontos de controlo.

Símbolos técnicos (preto e azul)

Linhas de norte, miras de acerto, altitudes.

Símbolos dos percursos (magenta)

Conjunto de símbolos utilizados para a representação do percurso no mapa. Inclui símbolos para partida, chegada, ponto de controlo, etc.