Existem diferentes sistemas de controlo de passagem nos pontos de controlo e de controlo do tempo de prova, desde um simples cartão perfurado até diferentes dispositivos de controlo eletrónico.

Neste artigo é apresentado o sistema que utiliza cartão de controlo e picotador. Para saber mais sobre os sistemas de controlo eletrónico, consulte as nossas páginas SPORTident e EMIT.

No caso de ser utilizado o tradicional sistema de cartão de controlo, o atleta transporta consigo um cartão, existindo nos pontos de controlo um picotador (alicate) tendo cada um diferentes padrões de perfuração.

Cartão de controlo

Os cartões de controle podem ter vários formatos, mas todos incluem quadrados numerados para serem picotados nos pontos de controlo respetivos, bem como espaços para o nome do atleta, escalão, hora de início, hora de chegada e tempo decorrido em prova.

Picotador

Antes da partida a organização preenche o tempo de partida. Durante o percurso o atleta deve então perfurar o cartão com o picotador no quadrado referente a cada ponto de controlo do seu percurso. Em caso de algum engano (picotar no quadrado errado) o atleta pode utilizar os quadrados de reserva (R1 a R3).

Na chegada a organização preenche o tempo de chegada, calcula o tempo decorrido (tempo de chegada menos o tempo de partida) e verifica manualmente se os picotados estão corretos para todos os pontos de controlo.

Cartão de controlo picotado

A verificação dos cartões pode ser mais ou menos exigente, consoante o nível da prova. Por exemplo, a organização pode considerar que um ponto está incorreto apenas porque um perfurado está fora do quadrado respetivo.

Em provas com controlo de tempo eletrónico são também utilizados alicates nos pontos de controlo como backup para o caso da estação eletrónica avariar. Os mapas têm normalmente 3 quadrados de reserva para o atleta utilizar nestas situações.