Esta secção do orientacao.pt abrange os princípios básicos do planeamento de percursos para Orientação Pedestre, definidos pela Comissão de Orientação Pedestre da IOF. Os textos nesta secção são adaptados a partir do Regulamento de Competições de Orientação Pedestre da FPO, do Foot Orienteering Competition Rules da IOF, da Especificação de Mapas de Orientação (ISOM) e do Manual do Traçador de Percursos da FPO.

Num desporto de competição como a Orientação, é essencial que exista justiça desportiva, o que só é conseguido se existirem condições iguais de participação para todos os atletas. Assim, estes princípios visam estabelecer um padrão comum para o traçado de percursos de Orientação Pedestre, de modo a assegurar uma competição justa e salvaguardar as especificidades da Orientação.

Estes princípios incluem a localização dos pontos de controlo, as regras para uma boa pernada, escolha do local de partidas e chegadas, as regras da sinalética, o perfil e as distâncias de cada tipo de prova, a adaptação do percurso ao escalão do atleta, etc.

Os percursos, em todas as provas oficiais da FPO, devem ser planeados de acordo com estes princípios. Podem também servir como linhas-guia para a organização de eventos de outra natureza.

Esta secção é dedicada ao traçado de percursos de Orientação Pedestre. Para as restantes disciplinas devem ser consultadas as secções específicas:

Índice

Formatos de prova (perfil e mapas)

Partida, triângulo e primeira pernada

Pontos de controlo

Pernadas

Chegada

Terreno adequado

Grau de dificuldade

Medição de distância e desnível