O último ponto de controlo é comum a todos os percursos (geralmente com o número 100 ou 200), de forma a que todos os atletas abordem a chegada pelo mesmo trajeto. Este ponto não deverá ser de grande dificuldade técnica.

Os espectadores na zona de chegada não deverão conseguir ver o percurso dos orientistas antes destes chegarem ao último ponto.

A distância entre o último ponto de controlo e a chegada deverá ser curto. Poderá ser mais longa caso se pretenda dar visibilidade à chegada dos atletas, por exemplo, num percurso balizado com espectadores e/ou câmaras de televisão. O trajeto desde o último ponto de controlo até à chegada tem de ser balizado e os últimos 20 metros deverão ser em linha reta.

A linha de chegada deve ter pelo menos 1,5 m de largura nos percursos tradicionais e pelo menos 3 m de largura para provas de partida em massa ou chasing-start (perseguição). A localização exata da linha de chegada deve ser óbvia para os orientistas.

Depois de cruzarem a linha de chegada, os orientistas devem descarregar o SI-Card. Se solicitado pela organização, deverão entregar o seu mapa de competição.

O tempo de chegada é obtido quando o orientista “pica” o ponto de Finish (na linha de chegada).

Em provas de estafetas, partida em massa e perseguição, considera-se o momento de chegada quando o atleta atravessa a linha de chegada. Nestes casos, deve existir um juiz para determinar a ordem de chegada em casos de chegada simultânea de dois ou mais orientistas do mesmo escalão.


Página atualizada a 14 Dezembro 2022