Embora as competições oficiais de Orientação Pedestre sejam todas baseadas no mesmo conceito e regras, existem diversas distâncias e formatos oficiais (Sprint, Média, Longa, Knock-out sprint, Estafetas e Estafetas sprint) onde deverá existir uma variação considerável no equilíbrio entre a leitura do mapa, escolha do trajeto e capacidade física.

Consoante o tipo de prova a realizar existem também diferentes tipos de terreno mais adequados à sua especificidade.

A escala do mapa deve respeitar o definido no Regulamento de Competições de Orientação Pedestre da FPO, que adequa a escala ao perfil/formato da prova e ao escalão dos atletas. Para conhecer as escalas para cada formato de prova e por escalão, consulte a nossa página Escala e equidistância.

Sprint

Perfil de uma prova de Sprint: Alta Velocidade.

Uma prova de Sprint deve testar a capacidade dos atletas de ler o mapa em ambientes complexos e de planear e realizar escolhas de trajetos enquanto corre a alta velocidade. O percurso deve ser planeado de forma a que o elemento velocidade seja mantido durante todo o percurso. O desafio não deve ser encontrar os pontos de controlo, mas sim a capacidade de escolher o melhor trajeto até eles. Por exemplo, a saída mais óbvia de um ponto de controlo não deve necessariamente ser a mais favorável. O percurso deve ser traçado de forma a exigir concentração total dos orientistas durante toda a prova. Um mapa que não consegue fornecer estes desafios não é apropriado para uma prova de Sprint.

Devem ser utilizados, preferencialmente, mapas de grande complexidade técnica e que permitam uma elevada velocidade de progressão.

Os mapas devem ser desenhados segundo a especificação ISSprOM, sendo a escala do mapa de 1:4000 (para escalões de formação ou acima dos 65 anos, poderá ser utilizada a escala 1:3000). É crucial que o mapa esteja correto, que possa ser interpretado a alta velocidade, e que a cartografia dos elementos que afetam a escolha dos trajetos sejam precisa. Em áreas não urbanas, é importante a cartografia correta dos elementos que reduzem a velocidade de progressão, tanto em grau quanto em extensão. Em áreas urbanas, as barreiras que impedem a passagem devem ser corretamente representadas e dimensionadas.

Embora exista em Portugal uma grande tradição de organizar provas de Sprint em meio urbano, é possível e desejável a realização de provas desta natureza em floresta aproveitando zonas muito pormenorizadas de terreno.

Caso sejam realizadas em meio urbano, devem-se planear percursos onde rapidez de interpretação do mapa com muitas mudanças de direção seja um fator importante na realização do percurso.

O tempo do vencedor, tanto para mulheres como para homens, deve ser de 12 a 15 minutos.

Distância Média

Perfil de uma prova de distância Média: Técnica.

O percurso deve ter ênfase na navegação detalhada e em que o encontrar os pontos de controlo deve constituir um desafio. Requer concentração constante na leitura do mapa com mudanças ocasionais na direção de corrida à saída dos pontos. As várias opções devem exigir sempre uma navegação tecnicamente exigente. Deve também exigir mudanças de velocidade, por ex. através de diferentes tipos de vegetação.

Para a produção do mapa, deve ser seguida a especificação ISOM, sendo a escala do mapa de 1:10000 (para escalões de formação ou acima dos 65 anos, poderá ser utilizada a escala 1:7500). O terreno deve ser cartografado para 1:15000 e então ser ampliado conforme especificado pelo ISOM.

Mapa rico em pormenores de difícil e de fácil interpretação, diferentes tipos de navegação e velocidade quer derivado do tipo de floresta e dos seus pormenores (relevo, áreas rochosas, vegetação), quer pelos próprios percursos, mudanças de direção e localização dos pontos de controlo.

O tempo do vencedor, tanto para mulheres como para homens, deve ser de 30 a 35 minutos (tempos inferiores para escalões jovens e veteranos).

Distância Longa

Perfil de uma prova de distância Longa: Resistência física.

Os percursos devem ter o ênfase no testar a capacidade dos atletas para fazer escolhas de percurso eficientes, ler e interpretar o mapa e planear a prova durante um exercício longo e fisicamente exigente. O formato enfatiza as escolhas de trajetos e a navegação em terrenos acidentados e exigentes, de preferência montanhosos.

Em geral, o ponto de controlo deve ser apenas o ponto final de uma pernada longa e não ser necessariamente difícil de encontrar.

A Distância Longa pode em partes incluir elementos característicos da Distância Média com o percurso a ter esporadicamente pernadas tecnicamente mais exigentes.

Como se baseia na boa escolha de pernadas longas em terreno fisicamente exigente, devem-se utilizar mapas que tenham barreiras naturais, principalmente ao nível do relevo, mas também da vegetação, falésias ou zonas muito técnicas. Poderá também ser interessante a existência de alguns caminhos que possibilitem uma opção mais longa, para evitar zonas técnicas (caso esta seja a melhor opção, nunca deverá ser óbvia nem fácil de descortinar).  

Para a produção do mapa, deve ser seguida a especificação ISOM, sendo a escala do mapa de 1:15000. Para escalões abaixo dos 16 anos ou acima dos 45, deve ser utilizada a escala de 1:10000. Para escalões de formação ou acima dos 65 anos, deve ser utilizada a escala 1:7500.

Escala 1:15000 (1:10000 para escalões de formação e escalões mais veteranos). Caso o mapa fique muito confuso (como consequência do desenho dos percursos ou do terreno muito detalhado) pode-se utilizar 1:10000 para todos os escalões mediante autorização da FPO.

O tempo do vencedor varia bastante, consoante o género e o escalão etário. Para os escalões elite, é de 70 a 80 minutos para as mulheres e de 90 a 100 minutos para os homens.

Knock-out Sprint

Perfil de uma prova de Knock-Out Sprint: Competição direta de alta velocidade com eliminatórias.

Decorre em ambiente urbano e de parque. Composto por vários grupos de partidas em massa com um número definido de atletas de um determinado escalão em cada uma delas, e que apuram para as eliminatórias. Existem depois várias eliminatórias para apurar para uma corrida final para determinar os vencedores.

Os mapas devem ser desenhados segundo a especificação ISSprOM, sendo a escala do mapa de 1:4000 (para escalões de formação ou acima dos 65 anos, poderá ser utilizada a escala 1:3000).

Os tempos dos vencedores das corridas de qualificação inicial devem ser de 8 a 10 minutos. Os tempos para as eliminatórias e final deve ser de 6 a 8 minutos.

Estafetas

Perfil de uma prova de distância Longa: Competição por equipas.

O formato assenta num conceito tecnicamente exigente, mais próximo do conceito da distância Média do que da Longa, podendo, no entanto, ser utilizadas pernadas mais longas com múltiplas opções. Um bom terreno de Estafetas tem características que devem fazer com que os orientistas percam o contato visual (como vegetação mais densa, muitas colinas/depressões etc.). Terreno com boa visibilidade não é adequado.

O traçado de percursos para estafetas deve ter em conta a necessidade dos espectadores poderem seguir de perto a evolução da competição. Deve ser usado um bom sistema de “junção/separação” nos percursos, para aumentar o número de combinações de percursos possíveis, de forma a minimizar as ‘colas’.

Para garantir justiça, a parte final do percurso do último atleta de cada equipa deve ser igual.

Para a produção do mapa, deve ser seguida a especificação ISOM, sendo a escala do mapa de 1:10000 (para escalões de formação ou acima dos 65 anos, poderá ser utilizada a escala 1:7500).

O tempo do melhor atleta de cada estafeta varia consoante o escalão etário, devendo para os escalões elite de 30 a 35 minutos, sendo que o tempo total da equipa vencedora deve ser de 90 a 105 minutos. Para escalões mais jovens e veteranos, os tempos devem ser inferiores.

Estafetas Sprint (Sprint Relay)

Perfil de uma prova de Estafeta Sprint: Competição direta de alta velocidade de género misto.

Decorre em ambiente urbano e de parque. O formato é uma combinação dos conceitos Sprint e Estafetas. É composto por quatro percursos por equipa, sendo que o primeiro e o último devem ser realizados pelos elementos femininos da equipa.

Os mapas devem ser desenhados segundo a especificação ISSprOM, sendo a escala do mapa de 1:4000 (para escalões de formação ou acima dos 65 anos, poderá ser utilizada a escala 1:3000).

Como cada percurso de uma estafeta tem características semelhantes a um percurso de Sprint, a escala do mapa e os tempos de cada percurso são os mesmos.