É essencial a verificação, em todos os pontos de controlo e pernadas, se os respetivos círculos e traços não se sobrepõem à informação relevante do mapa. Isto consegue-se cortando os traços e os círculos de forma a não esconder os elementos importantes do mapa.

É também importante que os traços e círculos não se sobreponham entre si, ou seja, que não existam círculos atravessados por traços, ou círculos que se sobreponham. Também os traços das pernadas devem ser cortados nos locais onde se cruzam, ficando contínuo o traço da primeira das pernadas.

Em relação aos números dos pontos de controlo, nunca deverão ser cortados, mas sim colocados numa posição que não esconda informação importante do mapa. Em caso de pontos demasiado próximos, a localização dos números deve ser cuidada de forma a não se confundir o ponto a que pertence cada número.

O tamanho dos diversos elementos (triângulo, círculos, números dos pontos, etc.) deve ser o indicado nas especificações para a elaboração de mapas (ISOM, ISSprOM e ISMTBOM).

Caso se trate de um elemento de pequenas dimen­sões (mais comum na Orientação Pedestre), os círculos que indicam a localização dos pontos devem estar centrados no elemento específico, sendo a sinalética a indicar o lado do elemento onde está colocado. O círculo não deve ser desviado para tentar indicar esse lado.