Regulamentação

A regulamentação desta disciplina divide-se em dois tipos de documentos: Regulamentos de Competições e Diretrizes (“Guidelines”).

Regulamentos de competições

TrailO Competition Rules (Internacional – IOF) – versão atual: 2022 v1.5
Regulamento de competições para provas de nível internacional organizadas sob a égide da International Orienteering Federation (IOF). Servem também como base para a elaboração dos Regulamentos de Competições específicos para cada país.

Regulamento de Competições de Orientação de Precisão (Nacional – FPO)
Regulamento de Competições para todas as provas de Orientação de Precisão organizadas em Portugal sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação (FPO).

Diretrizes (Guidelines) IOF

Organizers’ Guidelines for IOF TrailO events
Apresenta um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas na organização de eventos internacionais. Responsabilidades, boletins, inscrições, centro do evento, logística durante a competição, cerimónias, etc. Sendo direcionadas para as competições internacionais, as diretrizes apresentadas são opcionais nas competições de nível nacional.

IOF Technical Guidelines for Elite Trail Orienteering
A chave para uma competição de alta qualidade de Orientação de Precisão de elite é ter um bom terreno, bons mapas, bom planeamento de percursos e boa supervisão. Este documento, emitido pela Comissão de Orientação de Precisão da IOF, fornece conselhos sobre cada um destes elementos e especifica as interpretações da IOF das regras e práticas estabelecidas. Aplicam-se a todos os eventos internacionais IOF de Orientação de Precisão para os formatos PreO e TempO. Servem também como base para a organização de qualquer prova de nível nacional ou regional.
Este é um extenso documento, pois, como se pode ler no prefácio “Desde 2009, a Orientação de Precisão evoluiu consideravelmente e, como seria de esperar de uma atividade que exige precisão e detalhe, esses dois elementos necessitam de cada vez mais descrição e definição ao nível das diretrizes técnicas.”

Technical Introduction to TrailO for Experienced Foot Orienteers
Este documento foi preparado com o objetivo de auxiliar os orientistas com experiência em Orientação Pedestre que pretendem experimentar a Orientação de Precisão e que gostariam de se familiarizar com esta disciplina antes de iniciar um percurso. Descreve os procedimentos seguidos numa competição tradicional de Orientação de Precisão e ilustra alguns dos princípios de definição e solução de pontos de controlo através da apresentação de um conjunto de problemas de PreO ilustrados por mapas e fotografias.

Guidance on zero problems
O objetivo destas diretrizes é ajudar os traçadores de percurso a planear de forma correta e justa problemas de Zero respostas corretas e permitir que os orientistas que consigam interpretar corretamente o terreno (e ainda assim sejam incapazes de decidir se a baliza está perto o suficiente do local correto ou não) tomem uma decisão correta, em vez de precisarem de adivinhar a intenção do traçador do percurso.