A Orientação de Precisão, embora tenho como base a Orientação Pedestre, tem características muito específicas pelo que é necessária a existência de um conjunto de regulamentos e conselhos direcionado para o traçador de percursos desta disciplina da Orientação.

Num desporto de competição como a Orientação, é essencial que exista justiça desportiva, o que só é conseguido se existirem condições iguais de participação para todos os atletas.

Assim, o traçado de percursos para provas de Orientação de Precisão tem de seguir um conjunto de princípios adaptados às características próprias da disciplina, definidos pela Comissão de Orientação de Precisão da IOF.

Estes princípios visam estabelecer um padrão comum para o traçado de percursos de Orientação de Precisão, de modo a assegurar uma competição justa e salvaguardar as especificidades desta disciplina.

Os percursos, em todas as provas oficiais da FPO, devem ser planeados de acordo com estes princípios. Podem também servir como linhas-guia para a organização de eventos de outra natureza.

Esta secção é dedicada ao traçado de percursos de Orientação de Precisão. Para as restantes disciplinas devem ser consultadas as secções específicas:

Índice

(em construção)