Este ponto de controlo é um pouco mais difícil que o ponto #1 por dois motivos.

Em primeiro lugar, apesar da sua dimensão, esta pedra ainda é menor do que a área equivalente no terreno do símbolo usado para marcá-la no mapa. Como tal, em símbolos desta natureza, o centro do círculo está sempre no centro do elemento, e não deslocado na direção da descrição na coluna G. Assim, o mapa só por si não auxilia na indicação da direção em que está o ponto, como acontecia no ponto #1.

A segunda razão para ser mais difícil é que a direção de observação é para sul, enquanto a descrição da sinalética na coluna G é para norte, o que não torna demasiado difícil com uma inversão norte-sul, mas que será mais complicada quando há outros pontos cardeais intermédios.

A direção de observação do ponto de decisão é de sul para o centro da pedra. A baliza B está nesta direção de observação e, portanto, no lado norte da pedra.

Solução: Baliza B.

Comentário

Se o caminho permitir uma direção de observação através de uma baliza até ao centro da pedra, como acontece neste exemplo com as balizas A e B, é possível realizar no terreno uma determinação exata da posição da baliza. Isto é um processo muito mais eficaz do que estimar uma direção apenas a partir do ângulo de observação mostrado na fotografia. Se a sinalética indicasse um lado da pedra que tornasse possível ser a baliza C a correta, seria necessário ir até o caminho a oeste do ponto de controlo para observá-la a partir de oeste ou de sudoeste.


Todos os pontos do percurso virtual

Clique nos links “PONTO #…” para ir para a página com a descrição completa, imagens, soluções e comentários sobre cada ponto de controlo.

O percurso virtual pode também ser feito de forma simplificada, utilizando apenas as imagens na tabela abaixo (clique nas imagens para as ampliar).

Ponto de controloSinaléticaMapaFotografiaSolução
PONTO #1
PONTO #2
PONTO #3
PONTO #4
PONTO #5
PONTO #6
PONTO #7
PONTO #8
PONTO #9
PONTO #10
PONTO #11
PONTO #12
PONTO #13

Regressar à página principal do Percurso Virtual.