Existem diferentes sistemas de registo de passagem nos pontos de controlo e de controlo do tempo de prova, desde um simples cartão perfurado até diferentes dispositivos de controlo eletrónico.

Neste artigo é apresentado o sistema de controlo eletrónico SPORTident. Para saber mais sobre que os restantes sistemas de controlo, consulte as nossas páginas Cartão de controlo e picotador e EMIT.

Este é o sistema utilizado em todas as provas oficiais em Portugal. Consiste em:

  • Chip (SI-Card) que é transportado pelo atleta (normalmente preso ao dedo) para registar a passagem nos pontos de controlo;
  • Estações eletrónicas nos pontos de controlo onde o atleta deve utilizar o seu SI-Card (enfiando num orifício nos modelos mais antigos ou apenas aproximando nos modelos mais recentes)
  • Estação eletrónica para o atleta “descarregar” o seu SI-Card após terminar a prova, ligada a um sistema informático que verifica a correção dos pontos de controlo e o tempo de prova para gerar automaticamente uma classificação.

Os Regulamentos de Competições da FPO 2021-2022 de Orientação Pedestre (artigo 8), de Orientação em BTT (artigo 8) e de Ori-Trail Rogaine (artigo 7), regulam a utilização deste sistema de controlo nas provas de Orientação em Portugal.

Um atleta pode adquirir um SI-Card. No entanto, todas as organizações de provas de Orientação têm SI-Cards para alugar para essa prova.

SI-Cards

Se participar em provas de Orientação que utilizem o sistema SPORTident, necessitará de um chip SI-Card. Todos os SICards são compatíveis com todas as estações de controlo SPORTident.

Existem vários modelos de SI-Cards (pCard, SI-card8, SI-card9, SI-card10, SIAC), que diferem na velocidade de registo e da dimensão da memória para armazenamento de dados. Os números dos pontos de controlo e os respetivos tempos de passagem são armazenados internamente no SI-Card até que sejam limpos numa estação de controlo “CLEAR”.

A seguir detalhamos os vários modelos, dos mais recentes e avançados para os mais antigos:

SIAC

O SIAC (SPORTident ActiveCard) possui a funcionalidade AIR+, o que significa que a passagem nos pontos de controlo é registada sem contacto (ou seja, não necessita de introduzir o SI-Card na estação). A marca divulga que o registo consegue ser feito até 3 metros, no entanto recomenda-se aos atletas que passem mais perto da estação.

Este dispositivo pode ser usado tanto no modo AIR+ como no modo “normal” em que a deteção à distância está desligada.

No modo AIR+, como não existe contacto, o próprio SIAC emite um sinal sonoro e outro luminoso quando é registado um ponto de controlo (por isso se vêm os atletas a aproximar o chip do ouvido após passarem por um ponto). Os SIAC podem ser configurados para emitirem apenas o sinal luminoso (modo “blink only”).

Por terem o sistema sem contacto e emitirem os sinais sonoro e luminoso, os SIAC (ao contrário dos restantes SI-Cards) possuem uma bateria interna. Esta bateria apenas entra em modo de consumo quando o atleta faz o “Check” (na estação própria para o efeito) e desliga quando passa na estação de chegada ao terminar a prova. Por isso, um atleta que desista da sua prova deve sempre ir até à chegada registar o ponto de controlo de chegada por só aí ele é desativado. Quando o SIAC é configurado e utilizado no modo “normal” (AIR+ desligado), a ativação não é necessária e não existe qualquer consumo de energia da bateria.

  • Capacidade: 128 pontos
  • Velocidade de troca de dados: 60 ms
  • Intervalo de números: 8 000 001 – 8 999 999

SI-Card10

O SI-Card10 inaugurou a terceira geração de SI-Cards, sendo o primeiro modelo com uma velocidade de registo de dados de apenas 60 ms (o SI-Card9 apenas consegue 115 ms) pelo que é quase duas vezes mais rápido que os modelos anteriores.

Possui também uma capacidade de armazenamento muito superior, com capacidade para 120 pontos (o SI-Card9 apenas armazena 50 pontos).

  • Capacidade: 128 pontos
  • Velocidade de troca de dados: 60 ms
  • Intervalo de números: 7 000 001 – 7 999 999

SI-Card9

O SI-Card9 pertence à segunda geração de SI-Cards com uma capacidade de armazenamento de 50 pontos, o que era uma grande evolução relativamente ao SI-Card8 (que apenas registava 30 pontos, o que era limitativo para percursos com muitos pontos).

  • Capacidade: 50 pontos
  • Velocidade de troca de dados: 115 ms
  • Intervalo de números: 1 000 001 – 1 999 999

SI-Card8

SI-Card8 inaugurou a segunda geração de SI-Cards e é o modelo de SI-Card mais antigo ainda à venda pela SPORTident.

  • Capacidade: 30 pontos
  • Velocidade de troca de dados: 115 ms
  • Intervalo de números: 2 000 001 – 2 999 999

pCard

O pCard é uma solução económica totalmente compatível com o sistema clássico SPORTident. Comparado com outros SI-Cards, o pCard tem uma forma diferente e armazena apenas 20 pontos.

No entanto, possui a velocidade dos SI-Cards de segunda geração (115 ms).

Este pCard pode ser personalizado com uma impressão a cores de ambos os lados, por ex. com o logotipo de organizador ou patrocinadores.

  • Capacidade: 20 pontos
  • Velocidade de troca de dados: 115 ms
  • Intervalo de números: 4 000 001 – 2 999 999

Estações eletrónicas

As estações SPORTident são os principais dispositivos de infraestrutura para permitir a cronometragem e identificação nos pontos de controlo.

Atualmente as estações são bastante robustas e impermeabilizadas. Podem ser utilizadas sem ser necessário realizar qualquer configuração, no entanto, é possível configurá-las para alterar algumas características do seu funcionamento.

As estações consomem um nível de energia bastante baixo, o que permite tempos de operação muito longos antes que seja necessário trocar ou recarregar a bateria.

As estações SPORTident são leitores RFID que trabalham em baixas frequências, pelo que funcionam até debaixo de água e geram campos RFID muito homogéneos o que permite o registo do tempo com uma precisão elevada.

Outras informações

Tabela comparativa de todos os modelos de SI-Card, incluindo alguns já descontinuados.

A casa-mãe da SPORTident localiza-se na Alemanha (sporident.com). Desde o início de 2023 existe uma representação da SPORTident em Portugal (sportident.pt).