Para qualquer tipo de terreno e mapa, um traçador de percursos pode planear percursos com vários níveis de dificuldade. O grau de dificuldade das pernadas pode ser aumentado ou diminuído, fazendo, por exemplo, os orientistas seguir mais perto ou mais longe de referências lineares (caminhos, vedações, linhas elétricas, etc.), ou escolhendo pontos mais próximos ou mais afastados de grandes referências. A direção de abordagem dos pontos de controle também influencia a sua dificuldade.
Os orientistas devem ter a possibilidade de avaliar a dificuldade de aproximação ao ponto, a partir da informação disponível no mapa, e assim utilizar a técnica de aproximação mais apropriada.
Deve ser tida em atenção a capacidade técnica dos atletas, a sua experiência e a sua capacidade de compreender os pormenores do mapa. É particularmente importante conseguir o nível correto de dificuldade, quando o percurso se destina a principiantes e crianças.
Um bom método para traçar percursos de forma a tornar o nível dos percursos adequado, é começar pelos percursos mais fáceis (Infantis) e mais difícil (H21E) e depois a partir dessas referências extremas fazer todos os restantes percursos.
Escalões de formação
Como foi já referido antes, é um erro comum fazer os percursos de formação e de promoção demasiado difíceis. O traçador de percursos deve ter cuidado para não avaliar a dificuldade do percurso de acordo com a sua própria capacidade técnica e velocidade de execução.
Para além dos cuidados especiais que se devem ter com os percursos para estes escalões, deverá também ser dada muita atenção à escala a utilizar.
Caso o terreno seja muito detalhado, devem-se utilizar (para as provas de distância Longa e Média) escalas de 1:7500 ou até mesmo 1:5000 para facilitar a leitura do mapa por parte dos jovens.
Grau de dificuldade por escalão
O Regulamento de Competições de Orientação Pedestre da FPO define graus de dificuldade por escalão.
Escalão | Categoria | Dificuldade |
---|---|---|
H/D 10 | Escolas | 1 |
H/D 12 | Infantis | 2 |
H/D 14 | Iniciados | 3 |
H 16 | Juvenis M | 4 |
D 16 | Juvenis F | 4 |
H 18 | Cadetes M | 5 |
D 18 | Cadetes F | 5 |
H 20 | Juniores M | 6 |
D 20 | Juniores F | 6 |
H 21B | Seniores M | 4 |
D 21B | Seniores F | 4 |
H 21A | Seniores M | 5 |
D 21A | Seniores F | 5 |
H Elite | Seniores M | 6 |
D Elite | Seniores F | 6 |
H 35 | Veteranos I M | 6 |
D 35 | Veteranos I F | 6 |
H 40 | Veteranos I M | 6 |
D 40 | Veteranos I F | 6 |
H 45 | Veteranos II M | 6 |
D 45 | Veteranos II F | 6 |
H 50 | Veteranos II M | 6 |
D 50 | Veteranos II F | 6 |
H 55 | Veteranos III M | 6 |
D 55 | Veteranos III F | 6 |
H 60 | Veteranos III M | 6 |
D 60 | Veteranos III F | 6 |
H 65 | Veteranos IV M | 5 |
D 65 | Veteranos IV F | 5 |
H 70 | Veteranos IV M | 5 |
D 70 | Veteranos IV F | 5 |
H 75 | Veteranos IV M | 5 |
D 75 | Veteranos IV F | 5 |
H 80 | Veteranos IV M | 5 |
Fácil Curto | Fácil Curto | 2 |
Fácil Longo | Fácil Longo | 3 |
Difícil Curto | Difícil Curto | 5 |
Difícil Longo | Difícil Longo | 6 |
Estafeta Popular Curta | Estafeta Popular Curta | 4 |
Estafeta Popular Longa | Estafeta Popular Longa | 5 |
Página atualizada a 14 Dezembro 2022