A partida deve ter uma área para aquecimento, podendo ser fornecido um pequeno mapa da área para ser usado durante o mesmo.
A partida deve estar colocada num local e organizada de forma a que os orientistas, para lá chegarem e enquanto esperam para partir, não consigam ver as opções dos atletas em prova (exceto num eventual ponto de espectadores).
A escolha do local para a partida deve ter em atenção a necessidade de permitir também o planeamento dos percursos fáceis. Se necessário, e de forma a permitir bons percursos tanto de formação como de Elite, poderão existir dois locais diferentes de partidas (um para os percursos mais curtos e outro para os percursos mais longos).
O terreno deverá estar balizado desde a linha de partida (local onde começa a contar o tempo, não indicado no mapa) até ao local a partir do qual os atletas se começam a orientar (geralmente designado por ‘triângulo’). Este ponto deve estar marcado no terreno com uma baliza sem sistema de controlo, caso não coincida com o local de recolha do mapa, e no mapa por um triângulo.
O triângulo deve estar posicionado de forma a que não seja vantajoso não passar por ele a caminho do primeiro ponto (no exemplo ao lado, ‘P’ representa o local efectivo de partida). Recorda-se que não é obrigatório passar pelo “triângulo”, a menos que isso seja indicado no mapa.
Os orientistas devem ser confrontados com problemas de Orientação logo desde o início. No entanto, a primeira pernada (entre o triângulo e o ponto 1) não deverá ser demasiado difícil nem fisicamente nem tecnicamente, de forma a permitir ao orientista ambientar-se ao mapa e ao tipo de terreno.
Por vezes torna-se necessário criar uma pré-partida como forma de compensar a exiguidade do espaço disponível, de reduzir o desnível ou de controlar o acesso dos atletas à partida quando possa interferir com os percursos.
No entanto, para a escolha dos locais de partida e de chegada tem de existir estreita colaboração entre traçador de percursos e diretor de prova, pois existem outros fatores a ter em atenção, como sejam a comodidade dos participantes, o local de concentração, a existência de infra-estruturas de apoio para funcionamento do secretariado e das classificações, etc.
Página atualizada a 14 Dezembro 2022