A Federação Internacional de Orientação (IOF – International Orienteering Federation) é o órgão regulador internacional para as disciplinas da Orientação. A IOF rege quatro disciplinas de orientação: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação em Esqui e Orientação de Precisão (Trail-O). A IOF foi fundada em 1961 e foi reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) em 1977.
Visão
A Orientação é o desporto de aventura mais atraente para todas as idades.
Missão
Promover o crescimento global da Orientação e desenvolver a Orientação de competição e recreativa.
Objetivo principal
O principal objetivo é tornar a Orientação um desporto global e sustentável.
Valores
Sustentabilidade
A Orientação proporciona um desafio mental e físico, desenvolve habilidades de vida e autoconfiança e promove um estilo de vida saudável. Respeita o ambiente natural e promove boas práticas ambientais. Os eventos de Orientação exigem infraestruturas limitadas.
A IOF pretende ser rápida na resposta às mudanças na sociedade.
Inclusividade
Incluímos pessoas de todas as origens étnicas, religiosas e sociais. O sucesso de mulheres e homens é igualmente reconhecido. A Orientação é um desporto para pessoas de todas as gerações e com capacidades físicas variadas.
Ética
A IOF caracteriza-se por uma boa gestão, democracia e transparência. Estamos comprometidos com o “fair play”, que se caracteriza pelo espírito de amizade. Todos se devem comportar com os mais altos padrões éticos de justiça, honestidade e respeito pelas regras e uns pelos outros.
A IOF está comprometida em ser um desporto sem doping e apoia a aplicação do Código Mundial Antidoping.
Plano estratégico
Para cumprir a Visão e Objetivos acima, a IOF trabalha atualmente de acordo com um Plano Estratégico 2022-2026 decidido pela Assembleia Geral da IOF.
Filiação
A IOF é composta pelas federações nacionais de orientação que foram admitidas como membros. Apenas uma organização de orientação legalmente constituída de qualquer país, definida como membro independente do COI, pode ser admitida como membro. Cada membro tem um voto na Assembleia Geral bienal da IOF.
A IOF permite a adesão provisória de uma organização nacional. Um membro provisório pode manter esse status por dois períodos de Congresso, durante os quais o membro provisório deve, na opinião do Conselho da IOF, ter desenvolvido ativamente a Orientação naquele país.
Atualmente (Nov ’22), a IOF conta com 76 países membros (70 efetivos e 6 suplentes).
Lista de países membros da IOF: eventor.orienteering.org/Federations
World Ranking (Ranking mundial)
Eventos de Ranking Mundial (IOF World Ranking Events – WRE) são eventos internacionais aceites pelo Conselho da IOF no calendário oficial da IOF. Eles são organizados sob a autoridade da IOF e da Federação do organizador.
O Ranking Mundial da IOF é um sistema para classificar os orientistas de Elite de todo o mundo, com base nos seus desempenhos nos Jogos Mundiais (World Games), Campeonatos Mundiais (World Championships), Taça do Mundo (World Cup), Campeonatos Mundiais Júnior, Campeonatos Regionais e Eventos de Ranking Mundial (WRE). As tabelas do Ranking Mundial da IOF para mulheres e homens são baseadas nos pontos de classificação dos melhores competidores de cada Federação.
Existem rankings para as quatro disciplinas: ranking de Orientação Pedestre; ranking de Orientação Pedestre – Sprint; ranking de Orientação em BTT; ranking de Orientação de Precisão; ranking de Orientação em Esqui.