Em baixo temos um mapa com um percurso de Orientação de Precisão.

Como se pode observar, o mapa é semelhante aos utilizados numa prova de Orientação Pedestre e é utilizado da mesma forma para a interpretação do terreno. No entanto, na Orientação de Precisão, os orientistas têm de permanecer nos caminhos, ou seja, a análise dos elementos e do relevo tem de ser feita à distância, possivelmente até com visibilidade reduzida. Por vezes, partes do mapa são retiradas, para poderem ser utilizados em pontos cronometrados antes, durante ou depois do percurso normal.

Para dar uma ideia da natureza dos problemas que os orientistas têm de resolver, a IOF publicou o documento Technical Introduction to Trail Orienteering for Experienced Foot Orienteers onde apresenta todos os desafios propostos no percurso da imagem acima.

Este documento, sendo já de 2011 contém algumas desatualizações, que corrigimos no percurso virtual que apresentamos. Por exemplo, em 2011 os percursos desenhados num mapa de Orientação de Precisão ainda tinham as linhas a ligar os pontos de controlo, que entretanto deixaram de ser utilizadas, pelo que as removemos de todos os mapas do percurso virtual.

Neste percurso de demonstração cada ponto de controlo tem uma fotografia, tirada do ponto de decisão, ou de um local mais próximo das balizas, mas na mesma linha de visão. A razão para estas fotos mais aproximadas é que as balizas parecem mais distantes e menos visíveis nas fotografias do que no terreno. Aproximar a foto das balizas tenta compensar esse efeito.

Alguns pontos têm uma segunda fotografia tirada de outra posição ao longo do caminho, para complementar a visão do ponto de decisão. Isto simula o movimento permitido ao orientista no terreno e mostra porque é que muitas vezes é necessário visualizar as balizas de diferentes ângulos.

É também mostrada a sinalética correspondente a cada ponto.

Junto a cada fotografia está um mapa com as soluções, que consiste numa ampliação de uma secção do mapa de competição. Nestes mapas de soluções, a cruz vermelha indica o ponto de decisão e os pontos vermelhos indicam a posição das balizas.

Por fim são adicionados comentários sobre o método de solução assim como quaisquer outros factos relevantes.

Percurso Virtual

Para realizar o percurso virtual com toda a informação, clique nos links “PONTO #…” para ir para a página com a descrição completa, imagens, soluções e comentários sobre cada ponto de controlo.

O percurso virtual pode também ser feito de forma simplificada, utilizando apenas as imagens na tabela abaixo (clique nas imagens para as ampliar).

Ponto de controloSinaléticaMapaFotografiaSolução
PONTO #1
PONTO #2
PONTO #3
PONTO #4
PONTO #5
PONTO #6
PONTO #7
PONTO #8
PONTO #9
PONTO #10
PONTO #11
PONTO #12
PONTO #13