Livelox é uma ferramenta de visualização, análise e comparação de mapas e rotas/opções de orientistas em competições e treinos de Orientação.

Com o Livelox, a criação do evento e carregamento dos mapas e dos percursos é realizada pela organização do evento. O orientista apenas tem de carregar as rotas/opções realizadas, que podem ser registados em tempo real utilizando uma aplicação móvel (Livelox Recorder) ou carregado a partir de um relógio GPS (manualmente ou de forma automática).

Os percursos que um utilizador (orientista) realiza ficam por um lado associados ao evento em que participou, e por outro listados na sua conta.

Livelox em Portugal

Em 2023, o Livelox está já a ser utilizado em Portugal pelas organizações das provas oficiais.

Livelox – Lista de competições e treinos em Portugal.

Como carregar o percurso do orientista

Para os orientistas poderem carregar os seus percursos, têm de criar uma conta no Livelox, a partir da opção Create a user account no website do Livelox.

Para apenas ver as rotas/opções já carregadas dos atletas não é necessário fazer login (ou seja, não é necessário sequer ter uma conta).

As rotas/opções realizadas pelos atletas durante a competição ou treino podem ser carregados de diferentes maneiras para o Livelox.

Aplicação Livelox Recorder

O processo mais rápido é descarregar a aplicação Livelox Recorder para o smartphone que o orientista pode levar consigo durante a prova.

Na aplicação deve-se fazer login com a conta criada no website do Livelox (ou criar a conta diretamente na aplicação). De seguida escolher o percurso (de uma prova carregada pelo organizador) e o escalão onde irá participar. Depois de tudo selecionado, basta carregar no botão “Start recording” no momento de iniciar a percurso e fazer “Stop recording” quando se terminar. Claro, para tudo funcionar terá de ter o GPS do telemóvel ativo.

A rota/opções do orientista será então automaticamente carregado para o Livelox e ficará disponível junto com os dos restantes atletas. No entanto, apenas poderão ser consultados após a partida do último atleta.

Strava, Garmin, Polar, Suunto, etc

Apesar da aplicação Livelox Recorder ser fácil de utilizar, o processo mais utilizado e preciso na Orientação é a utilização de um relógio GPS para registar a rota/opções do atleta.

Neste caso, é necessário carregar para o Livelox o ficheiro GPS do percurso realizado. O ficheiro pode ser carregado manualmente ou, de forma mais prática, ser carregado automaticamente a partir de um serviço como o Strava, Garmin, Polar, Suunto, etc. Para isso, é necessário conectar a conta de um destes serviços ao Livelox.

Para conectar uma conta Livelox por exemplo ao Strava (o procedimento para os outros serviços é semelhante), é necessário fazer login (em livelox.com) aceder a “My user account” (no menu sob o nome do utilizador), escolher “Connections to route-providing applications” , clicar em “Edit settings for Strava” e fornecer as credenciais de acesso ao Strava. Depois de fazer Save, as duas contas ficarão conectadas, e qualquer treino/competição que seja carregado para o Strava, ficará disponível também no Livelox.

No entanto, uma rota de Orientação carregada por um atleta só ficará associada a um evento se a sua localização e data de realização coincidirem com os de um evento no Livelox. Caso contrário o utilizador, na página dessa rota, verá a seguinte informação:

Caso a rota carregada reúna as condições (localização e data/hora) para que possa ser associada a um evento existente, o utilizador verá a seguinte informação:

Desenho manual do percurso realizado

Existe ainda um terceiro processo, que é desenhar a sua rota manualmente a partir da página do replay do percurso realizado.

Organização

O organizador da competição ou treino de orientação tem de carregar os mapas e os percursos respetivos no Livelox. Só depois disso é que é possível aos orientistas carregarem para analisar e comparar as suas rotas/opções após a corrida. Isto permitirá também que as rotas dos atletas e os seus resultados sejam acompanhados em tempo real no website da Livelox.

Para que o organizador possa criar um evento, tem de criar uma conta no website do Livelox na opção Create a user account. Depois de ter feito login com a conta criada, o organizador tem disponível a opção Manage -> Events, onde pode visualizar todos os seus eventos, criar um novo evento ou pesquisar todos os eventos existentes no Livelox.

Carregar o mapa da competição

Depois do evento ter sido criado, o organizador tem de adicionar o mapa escolhendo um ficheiro do OCAD ou do OpenOrienteering Mapper, ou carregando uma imagem PNG, TIFF, GIF, KMZ, JPEG (preferencialmente PNG ou TIFF).

Para que a localização das rotas carregadas pelos orientistas sejam corretamente associadas aos percursos carregados pela organização, o mapa tem de estar corretamente georreferenciado. Caso o ficheiro do mapa não esteja corretamente georreferenciado, é possível fazê-lo diretamente no Livelox, através da opção “Manage event” -> “Maps” -> “Change the georeferencing”.

É apresentada uma janela com um mapa de satélite à esquerda e o mapa de Orientação à direita. A georreferenciação faz-se escolhendo os mesmos pontos de ambos os lados para fazer a correspondência dos mapas.

Percursos

Os percursos (courses) podem ser adicionados a partir de um software de traçado de percursos, como o OCAD, o PurplePen ou o Condes, a partir da opção “Manage event” -> “Courses” -> “Select files to upload”.

O OCAD e o Condes têm também uma opção para carregar os percursos diretamente para o Livelox. Este processo garante que a georeferenciação fica automaticamente feita.

Escalões

Os escalões (classes) podem ser adicionados depois dos percursos estarem criados, na opção “Manage event” -> “Classes”.

Ao criar um escalão é necessário indicar não só o seu nome, mas também o percurso associado a este escalão.

Mais informações

https://www.livelox.com/Documentation (em inglês)